Sobre o GP

A pesquisa em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro – UNISA ampliou suas possibilidades de investigação com a fundação do Grupo de Pesquisa Políticas e Identidades Ibero-Americanas – POLIBERA registrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Fundado em 2012 pelos Professores Doutores Paulo Fernando de Souza Campos, Raquel Paz dos Santos e Vagner Carvalheiro Porto com participação efetiva do Especialista Felipe Próspero o GP se vincula prioritariamente ao curso de Licenciatura em História. Todavia, por sua vocação interdisciplinar, acadêmicos de cursos vinculados à grande área e seus pesquisadores não somente são bem vindos como dele participam. O GP reúne alunos e pesquisadores interessados no desenvolvimento de estudos e pesquisa em ambiência acadêmica que de alguma forma investigue o espaço social das Américas e do mundo Ibérico.

O Grupo de Pesquisa Políticas e Identidades Ibero-Americanas – POLIBERA é um espaço permanente de debate e reflexão acadêmico-científico aberto a todos os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de Santo Amaro – UNISA, São Paulo. Sua fundação em 2012 reuniu professores pesquisadores, especialistas, mestres e doutores em torno de um objetivo comum: promover a iniciação científica e a pesquisa acadêmica no âmbito das Ciências Humanas. O POLIBERA conta com participação de alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura oferecidos pela UNISA como Geografia e Letras, do curso de Especialização em Arqueologia e egressos da IES, que atuam no GP como pesquisadores. A perspectiva interdisciplinar que orienta os estudos desenvolvidos pelo POLIBERA enfatiza pesquisas que se integram e se articulam nas seguintes áreas e temáticas: história, educação, patrimônio cultural, redefinições do espaço em função das diferentes formas de ocupação e exploração, processos de regionalização, construção de identidades e memória social nas atuais configurações mundiais, em especial as que se relacionam com o mundo ibero-americano.

As reuniões do GP ocorrem nas dependências da UNISA, Campus II, as quartas-feiras, momento em que são apresentados projetos de pesquisa e resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos e pesquisadores, análise de textos concernentes ás linhas de pesquisa e outras atividades de natureza científica.